quarta-feira, 24 de maio de 2017

Pode Ser

"Deixe-me falar de cidades. Não da nossa, onde você e eu nascemos, mas de outras, desconhecidas. Existem no mundo cidades de todos os tipos, realmente. Cada uma com suas particularidades incompreensíveis, e são elas que me atraem." Caçando Carneiros, Haruki Murakami

O altiplano arujaense banhado de sol


Pode Ser (2011)

Não me pergunte o endereço
Pois que dela sinto apreço sem saber
Ela também não sabe o meu
Mas a cidade é nossa e nada se perdeu
Além de palavras
Que penso saber usar
Pra ter tua atenção
Meu milagre secreto

Pode ser que eu esteja a escrever
Palavras e harmonias de outro alguém
Que suceda sem se perceber
Transição de estações em um trem

Não me pergunte o endereço
Pois que dela sinto apreço sem saber
Ela também não sabe o meu
Mas a cidade é nossa e nada se perdeu
Além de palavras
Que penso saber usar
Para uma canção

Pode ser que eu não escreva mais
Veja as palavras a fugir
Pode ser que eu nem cante mais
Presencie, da minha voz, o fim
Pode ser o vento a levar embora esta canção
Pode ser que ela chegue até você

                  Trecho de entrevista concedida a Jorge Luís Barros em 2011:

Jorge: Ninguém soube deste projeto? Digo, alguém ouviu as músicas, leu as letras antes, Estela estava ciente?
Thales: No princípio a ideia era fazer uma surpresa geral, entretanto, acabei por não resistir e enviei algumas letras em sms. Garantia de ser ela a primeira a ler. Mesmo eu não tendo o feedback na hora, se ela sentisse-se bem com as mensagens, as músicas dariam certo. Por isso enviei E.C.S., Pode Ser, Mosaico de Estrelas. Lhe Escreveria eu já enviara anteriormente, era parte de um sms chamado ‘poema extremo’. Quando as músicas estavam prontas enviei a ela. Sentia vontade de passar o mp3 “Você poderia ver se gostou?” mas não. É um conceito fechado. As músicas devem formar um conjunto. Ao menos numa primeira audição. Por isso tentei fazê-lo curto. Para caber no tempo dela.

                                                                   ***

         Uma canção tem um prazo de validade? Me pergunto isso quando alguém me diz para trabalhar as composições de uma maneira comercial, que fique claro, não é falta de vontade - ou curiosidade - de saber como seria uma versão bem acabada delas. É, por vezes, uma questão de sentidos. Talvez, a validade dessa letra, fora do contexto, não diga nada a ninguém. Se na ocasião da composição havia um não-saber de endereços, pouco tempo depois isso caiu por terra, naturalmente. E então? Uma incerteza simples paira pela canção. Há a tentativa na letra de progredir com o tema, à exemplo da forma como Vitor Ramil conduz algumas de suas letras. A melodia se repete mas a letra vai recebendo pequenas alterações. Há versos mistérios até para mim: "o milagre secreto" é título de um dos contos de Jorge Luís Borges, li naquele período e me causou forte impressão. Se o segredo da criatividade é saber esconder suas fontes, não sou criativo. Novas canções sob o mesmo ideal? entre os dias 21 e 23/05 ensaiava "Pode Ser" e vi surgir outra canção O Princípio da Incerteza. Fica para outro dia. A cidade não mais é a mesma. Vivemos um conto de duas cidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário