sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Resolva com os Profetas

"O Sr. Antunes, que não era de extremas filosofias, tinha a convicção de que debaixo do sol, nem tudo são vaidades, como quer o Eclesiastes, nem tudo perfeições, como opina o doutor Pangloss; entendia que há larga ponderação de males e bens, e que a arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal." Machado de Assis, Iaiá Garcia
Os lábios de Isaías tocados pelo fogo, por Benjamin West

Registro de 2007 da composição

      Gessingerianamente... a intervenção poética surgiu como que influenciada pela composição Cinza, parceria entre dois terços da formação clássica dos Engenheiros do Hawaii: Gessinger & Maltz. Nela, Maltz surge fazendo um quase-rap. Por muito tempo eu tentara compor uma canção/poema chamada "Ninguém me contou assim". A cada dois versos (Ex: As palavras que são ditas santas/Nos caminhos da via sacra/Ninguém me contou assim.). Quem diria que seria justamente esta a frase a ser retirada? Como várias melodias, a tenho na cabeça até hoje. Mesmo assim, calcei os versos como luva na harmonia de Kulakauskas. Ainda mais: a parte da letra que ele cantava falava sobre o divino e minha letra mencionava "a via sacra", quais eram as chances dessa sintonia contextual?

          Isso permitiu a justaposição de ideias sem que se dê por conta. Dadas as sempre devidas proporções, esse processo de aglutinação musical remete ao feito por Lennon & McCartney na emblemática A Day in the Life. Do ponto de vista poético, a canção apresenta uma insatisfação condizente com a idade. Os questionamentos à grandes pilares da sociedade faziam parte no último ano do ensino médio. Qualquer um pode se identificar com isso. Com o passar dos anos, é uma composição não muito comentada. Um par de anos atrás, quando um repertório foi considerado para uma possível reunião da Falsa Modéstia esta música não recebeu nenhum voto entre as trinta e quatro consideradas. E isso não é um problema. Numa das comemorações de aniversário do álbum Longe Demais das Capitais, Humberto Gessinger afirmou ter ignorado a faixa Fé Nenhuma justamente por crer que, era sim, um momento de acreditar. Nesse sentido, a canção é uma foto daquele período, mesmo quando esmaece.

Resolva com os Profetas (2007)


Não adianta, não resolve
Vamos chorar por mais
2000 anos de nossa história
Vamos esperar, vamos aguardar
Deus nos enviar um homem
Para nos salvar de nossa paranoia
A vida é longa demais
Para cada inseto que passa por aqui
Sonhando acordado com contos de fadas
E novelas infames

Nunca adianta, Nunca resolve
Parar de tentar, sentar e esperar
Ele não proverá
Falta de águas, Falta de terras
Para os que lutam o caminho escolhido
É sempre a guerra

As palavras que são ditas santas
Nos caminhos da via sacra
As palavras que são ditas puras
E aquelas que são ditas nada
Hipocrisia é sempre as mesmas rimas
E devagar sempre a mesma balada
Bem no meio do deserto
Não está o recanto de puras águas
Se o presente imitar o passado
Estamos com os dias contados


Não adianta, não resolve
Vamos chorar por mais
2000 anos de nossa história
Falta de águas, Falta de terras
Para os que lutam o caminho escolhido
É sempre a guerra

Não adianta, Nunca resolve

Nenhum comentário:

Postar um comentário