domingo, 19 de fevereiro de 2017

Nossos Sonhos a Caminho (Vanguart Acoustic Night)

Tenho só um coração
Canto a mesma canção
Vivo uma velha ilusão
Ando pelas ruas esperando
Que venha alguma louca
Mais louca ainda que eu
Alguém como eu...  

Mi Vida Eres Tu


Foto: Fabiana Nascimento
         Alguns textos parecem não ter um início definido, o dessa semana se encaixa nessa descrição: "Ah! O Fã Clube Sindicato Vanguart! " ou então "Gratidão!" foram as frases que mais rondaram o pensamento para esse parágrafo. Decidi então usar colocar as duas e seguir em frente. Último dia de janeiro. Um par de ingressos para uma sugestão para o nome do novo álbum - cada vez mais esperado, diga-se de passagem. Da melhor maneira que pude, acessei a página sem olhar nenhuma das propostas dos outros fãs, como se a pressão não existisse desconhecendo as ideias dos outros corações e mentes participantes. Dias depois, quando saiu o resultado, fui tomado de surpresa de que ganhara, este é um fato indissociável dessa apresentação, afinal, não imaginava poder estar lá. Quando chegamos ao Estúdio, não tínhamos dúvida de que nossa primeira ação seria nos dirigir à lojinha oficial em que fomos muito bem recebidos por Cláudia Almeida e Thais Dias. No dia seguinte, a página do fã clube no Facebook falou da história então a reproduzirei na íntegra:


Fã Clube Sindicato Vanguart
11 February at 13:21
"Gente, olha que demais essa história. O Thales foi o vencedor da promoção que fizemos aqui no sindicato pra ganhar um par de ingressos do show de ontem em SP. A Fabiana ficou em segundo lugar na promoção e acabou ficando sem ingresso, pois só tínhamos 1 par mesmo. Mas quando saiu o resultado da promoção, a Fabiana fez um comentário na postagem parabenizando o Thales. Thales respondeu. Aí comentamos que a sugestão dela tinha sido muito boa também e que ela tinha ficado em segundo lugar. Enfim, depois da troca de alguns comentários, o Thales teve a sensibilidade e a gentileza de convidar a Fabiana para ir com ele ao show já que ele tinha ganhado 2 ingressos. Não é demais?!?! Os fãs do Vanguart são muito especiais mesmo. Eles curtiram o Show e passaram pra falar com a gente na lojinha. Valeu queridos. Adoramos conhecer vocês dois e essa história inspiradora. Vida longa próspera pra essa amizade. Viva Vanguart."

Foto: Claudia Almeida

Vanguart Acoustic Night


"Na medida em que dou ao comum um sentido elevado, ao costumeiro um aspecto misterioso, ao conhecido a dignidade do desconhecido, ao finito um brilho infinito, eu os romantizo." Novalis, Polén, Fragmento nº 105

Nota do editor: Na transcrição os nomes de Hélio Flanders, Reginaldo Lincoln, David Dafré e Fernanda Kostchak serão referidos como: HF, RL, DD e FK, respectivamente.


HF: Muita gente no trânsito vindo, a gente segurou um pouquinho. Obrigado pela paciência.
RL: Obrigado por terem vindo!
HF: E... para os atrasos nós temos uma velha canção.
Demorou pra Ser
         Há aquelas perguntas que vem e vão como: com quanta antecedência a banda define o repertório? Por conta do pequeno atraso decidiram que a canção abriria o show ou foi uma feliz coincidência?
HF: Que bonito, que silêncio. Vou a muitos shows de rock desde os onze anos de idade. Obrigado pelo respeito, vocês sabiam cantar essa?
RL: Eles cantaram!
HF: Devo estar com o fone muito para dentro aqui.
RL: Por mim podem cantar até mais alto ainda.
...Das Lágrimas
         Vem sempre a mente o "que trouxe você pra mim". Há o conforto do estúdio, claro, mas algumas palavras que se espera são encontradas apenas em meio ao calor da proximidade, veja shows de uma banda o bastante e as versões ao vivo sempre ecoarão na cabeça. Como as palmas marcando o tempo. O primeiro álbum surge pela primeira vez  representado por:
Para Abrir os Olhos
         Nossos sonhos a caminho, Hélio canta ao final. Hoje já me pergunto se seria o nome do quarto disco. Quão interessante seria se o título estivesse sendo propagando em meio aos shows sem que ninguém de fora soubesse? Uma transição curiosa. Certamente se a vida fosse um livro, esse movimento faria sentido.
RL: Está calor aqui. Não que isso seja ruim.
HF: Somos de Cuiabá e lá é um lugar frio.
RL: Estamos acostumados com neve! Vamos fazer uma canção agora do Muito Mais que o Amor.
HF: Uma das minhas favoritas. Eu lembro quando ele me mostrou a ideia da música, quase pronta no ukelele
RL: A gente destrata a música para quebrar as expectativas, vai que... pode ser o melhor jeito.
         É curioso pensar em Cuiabá, como ela pode ser mencionada como quente e ao mesmo tempo tem um inverno que pode trazer temperaturas abaixo de 10° C, quem sabe um dia, a passear pela cidade seja possível entender melhor. Guiada pelo piano vem:
Mesmo de Longe
         E em seguida o lapsteel de David cria uma dimensão espacial para:

Todo Fim é Bom
         Quanto tempo leva até que uma música deixe de ser "nova"? Essa está em período de gestação, entretanto a vejo desde o lançamento do DVD em Santo Amaro quase dez meses atrás. Não filmei a apresentação mas há registros no YouTube nota-se que versos como "Então vem e me abala a fé que eu tenho no amor" já foi "vem e me bate até que eu sangre o seu amor"... belos versos de maneira distinta.Alguns anos depois do lançamento oficial talvez seja a resposta de minha pergunta , se ao início da apresentação Demorou pra ser foi adjetivada como 'velha'. Hélio continua:
HF: Essa já está gravada. Pode cair o avião, pode morrer que está tudo certo. Desde o primeiro disco, se cair tá tudo certo.
RL: É um pensamento positivista...
HF: Existencialista, realista.
RL: Super pé no chão.
HF: Me lembrou uma vez saí de carona com alguém que era muito doido dirigindo a gente ainda ia gravar o primeiro disco  olhei pra ele e falei "ainda não gravei as vozes" semana que vem a gente vai pro role e você pode fazer o que você quiser.
Nessa Cidade
         Surge com violão de doze cordas e bandolim., alguns diálogos propostos entre o violino e o trompete de Hélio numa ligeira troca de fraseados. A certa altura Hélio transforma sem querer os versos "tem uma casa de pálida agonia" em vez de "cheia de flores pra você" há um riso e aceitação pela autenticidade nascida da inexistência de playbacks. Ao final a memória evoca Engole, como seria caso estivesse a ouvir o segundo CD as palmas ao redor me fazem retornar ao momento, todavia.
RL: A gente já começou música de novo por minha causa. Entrei sozinho numa música e a banda inteira entrou em outra. Eu ganho sempre nessas.
HF: Nesse dia foi louco, a gente contou até quatro, mais ou menos assim. Ele entrou e seguiu.
RL: Tem uma coisa no palco, vocês tem que aprender (se dirigindo ao público) é cara de paisagem sempre. "Tô certo". Tem que ter confiança. Eu entrei em Los Chicos de Ayer "Sooouth..." super alto e os caras estavam numa música do Velvet Underground!

         É quase participar de uma longa entrevista, conhecemos mais da banda e suas vivências. Quebra da quarta parede do espetáculo. Cada canção do repertório, constrói um pensamento, você sente como as histórias surgem automáticas, o grupo está sempre à vontade e essa entrega cria uma envolvente atmosfera de amor.
RL:Terá de tudo hoje!
HF:A gente vai tocar uma música que a gente não toca desde 2009
HF: Eu não gosto dela mas tem gente que gosta... mentira, eu gosto sim, não tanto a ponto de tocar. Inclusive a gente gravou aqui nosso DVD Registro Multishow. Nesse lugar, nesse palco. Essa canção está lá e só lá.
Hemisfério
        O violino assume o encerramento da canção. Pensando em retrospecto na utilização de cordas nesse primeiro registro, fica a impressão de que a entrada de Fernanda era um passo natural para a banda. Mesmo depois de anos assistindo eu não tinha me atentado de que estava no local em que o show fora gravado. Ali surgiria uma de minhas canções favoritas Promessas de Navegação então quando Hélio pergunta:
HF: alguém conhecia essa?
         Parece uma pergunta retórica, é mais fácil perguntar quem "não conhecia", embora cada show é sempre o primeiro de alguém. Ou o terceiro. Quem estava na primeira apresentação da banda no Teatro Paulo Autran lembra que a canção também fora tocada lá, mas divago. HF: eu tinha uma banda glam (Valium) quando era jovem. Usava umas roupas da minha irmã. A letra reflete esse tempo. Usar o teu vestido. Ela vai embora, deixa o vestido e um dia você assiste o futebolzão  só pra vestir aquela dor. Quem nunca?
RL: Está cada vez mais normal
HF: Quem nunca usou é porque não tinha um vestido.
HF: Por anos quando perguntaram qual a música favorita, todo mundo falava "acho que é essa":
Se tiver que ser na bala, vai.
         Que começa e acaba com a gaita de Hélio.
HF: Muito obrigado. Fernanda, eu tive um insight! No meio da música lembrei da gente. A Fernanda entrou no segundo álbum. Eu lembro da gente gravando em Cuiabá. Liguei para ela no hotel de madrugada "Fernanda, posso ir aí?". Calma. Aí eu cheguei lá com a bíblia. Falei, Fernanda, sei que tu curte e tal - que o velho testamento eu curto muito, quando chega JC é tão foda que... lindo - então falei, sabe esse verso da "palavra, do conselho do vento", vem ver de onde que é. Eclesiastes. Muito diferente. Provérbios, o cara é bom, o Salomão. Tudo que Deus dá é bom, tudo o que é natural está aí para ser consumido.
         De minha leitura de Eclesiastes, encontrei algumas menções ao vento em 2:11,17,26 e 5:10 que reproduzirei: "Mas há ainda outro mal doloroso: concluir ao final da vida que simplesmente correu atrás do vento; do mesmo modo como veio; assim vai." Hélio é conciso ao anunciar a música que vem para exorcizar tudo:
HF: Essa canção escrevi quando estava muito, muito só
Olha pra mim
         Enquanto David executa um solo de clarinete, na canção construída ao redor de Bb7M e Gm Hélio insere me espera até o fim. É uma das canções que seriam entoada A capella, em um show de 2015 no Teatro Mars, David estava sem o clarinete e o público "solou" o instrumento para se ter uma ideia. Essa é a força de uma banda que cria trilhas sonoras para a vida de muitas pessoas.
Então, um desconhecido gritou: Vangbeats!

HF: Só alegria. Não quero soar arrogante. Esse novo disco vai sair em abril/maio. Conseguimos!
Enquanto ele fala pode se ouvir acordes com a afinação Sol Aberto, antecipando a canção seguinte, Hélio prossegue:
Não quero soar arrogante, prepotente ou algo assim mas vocês vão gostar.
Como o último disco, a gente quis fazer o negócio tão apaixonado. Ele intensifica na forma de falar a última palavra. Sem meias medidas, David Dafré sentencia:
DD: Vai ser do caralho!
         No ano de 2013, antes do lançamento do terceiro cd, a banda divulgou capa, título e algumas faixas com cerca de um mês de antecedência. 2017 também será assim?
HF: Essa próxima canção é sobre amor e é sobre isso que a gente tem que passar pros outros. Sobre respeito, enfim, a gente vai mudar o Brasil! Assim como vocês contam comigo para isso eu conto com vocês. E a gente vai junto. Fora Temer pelo amor de Deus. è uma parada diferente, estou falando de respeito. É uma questão de respeito com a população, respeito com todo o mundo que trabalha no Brasil, com todo mundo que vai se aposentar. Fora! Não só ele mas todo mundo que não respeita o trabalhador brasileiro. Viva a liberdade individual, que cada um sabe o que faz da sua vida. Seja pintar o meu cabelo de roxo ou namorar um rapaz, ou uma mulher que tem as questões dela e ela pode escolher sim, se ela vai fazer um aborto ou não. É tão óbvio! Se alguém não acha isso é uma decepção... Obrigado por me darem o espaço de falar, essa canção é isso, sobre o amor. Eu acho que as escolhas de cada um são baseadas no amor. Só isso.
Meu Sol

HF: A gente vai fazer uma música que a gente nunca tocou inteira desse jeito. Essa música eu pedi hoje pro Reginaldo cantar, que outro dia em casa ele cantou e eu falei "Pô, bem mais bonita!"
RL: Vamos fazer diferente então!
HF: Dois violões? Sempre tem umas coisas que a gente improvisa senão fica uma coisa muito bunda mole. Aquele show todo igual. Claro que existem riscos. Foi uma das primeiras canções do Muito Mais que o Amor essa. Uma que o Reginaldo me mostrou, falou "me ajuda a terminar" e a gente fez basicamente pelo Skype. Eu falei "Nossa, você me leu completamente".
Pra Onde eu Devo Ir?
         Reginaldo canta a seu próprio modo a balada country em um dos momentos mais memoráveis dessa apresentação, quantas oportunidades há para ver algo assim? Fernanda assume o microfone:
FK: Eles estavam falando de correr riscos mas o maior de todos foi eu ter entrado na banda. Mudaram o tom, eu fui quaaase não cheguei;
RL: Foi lindo!
HF: O bom do violino é isso, você não afina fala que é rabeca
RL: O violino não tem traste por isso
FK: Tem um traste só...
          Os risos da banda e do público cessam para permitir a entrada da canção:
Pelo Amor do Amor
HF: Vamos triscar umas botinhas agora
         David Dafré se dirige ao piano, não me recordo de vê-lo no instrumento antes. Hélio o chama de "o cara mais musical da banda" violão, piano, clarinete, lapsteel, bandolim...
Estive
         Canção que por tantas vezes foi a primeira da lista, espelhando o terceiro disco. Até mesmo alterações na ordem do repertório são sutis surpresas.
RL: Faremos mais uma música do disco novo
HF: Igual ao disco só que diferente
Quente é o medo
RL: Com a banda é bem diferente, viu?!
         A primeira vez que a ouvi, no show de lançamento do último DVD no Sesc Santo Amaro, lembro de estar aos arredores próximo a passagem de som e tentar entender a qual música pertencia a batida. Será que na versão do disco ela terá trompete como naquele dia?
HF: Rapaz só de lembrar daqueles shows que começavam as duas da manhã... tinha uma época que a gente chamava todo mundo para subir no palco, não era "sobe cinco" era "será que a gente consegue botar todo mundo?" Aí nossa equipe técnica gentilmente disse "Olha, quebraram três pedais, quatro cabos, chutaram não sei o quê e bateram a carteira do Lazzaroto." Aí a gente seguiu chamando, mas passou a botar a carteira no bolso da frente. Vamos tocar uma do primeiro álbum agora.
Enquanto Isso na Lanchonete
         O bandolim e o violino casam perfeitamente com a música, é praticamente um pleonasmo. Canções antigas tornam-se ouro escondido pelas novas canções. Ainda que não hajam lágrimas é uma tremedeira, uma vibração em meio a apresentação. Em seguida Hélio continua:
HF: Essa eu queria dedicar especialmente para um "casal que vai casar!" Eles fizeram o clipe dessa música, são criadores do  Around The World in 80 Music Videos. São incríveis e maravilhosos. Leo, Diana essa canção é para vocês:
Eu Sei onde Você Está
         Assim que termina o passeio de bicicleta pelas velhas construções Piracicabanas e Hélio anuncia que o show está chegando ao fim, os fãs  sedentos começam a gritar como numa torcida: Cachaça! Cachaça! Antes que mais vozes adiram ao clamor Hélio explica que Cachaça é uma música com guitarra e não ficaria boa no formato. "Acreditem, vai ficar caída. Não é nada pessoal com vocês" diz em tom conciliador. (Como outro pedido fosse formado tão logo a primeira recusa, começam a surgir pedidos para Mi Vida Eres Tu.) Hélio conta que a pessoa que está a menos tempo na equipe está a minimamente quatro ou cinco anos, ele aproveita o ensejo e agradece:
Direção de Palco - Calil Barros
No Som - Anderson Chames
Produção - Patrícia Pierro
Loja: Cláudia Almeida
HF: "Chicos, buenas noches!"
         O Hélio que fala em español seria um heterônimo nascido na temporada fora de si em autoexílio na Bolívia? O publico recebe as palavras com empolgação, não sou completamente fluente em español mas me arrisquei no Google Tradutor para manter o texto da maneira como foi dito:
HF: Ya hace doce años. La primera vez que tocamos en São Paulo. Doce años! No teníamos ni vinte años, éramos muy chicos ¡pero ya muy locos! En la primera noche... no, no puedo contar. En la segunda noche... también no puedo contar. ¡No puedo contar! La unica certeza és: Se tenemos alguna dignidad es porque en aquel tiempo no habían smartphones. No havía cámara por todo lado. Esto Incluye una viaje para el Acre en que fuímos conocidos como Los Salvajes de Mato Grosso. Porque éramos libres. Solo por esto. Porque nos besamos en la boca. Porque besamos las chicas y los chicos en la boca. Porque éramos felices y somos felices. Éramos libres y somos libres. Porque besamos los chicos en la boca. Por que ser libre, y solo ser libre, no es muy lejos, no es muy longe. Está muy cerca, muito perto ser libre. Solo tien que hacer una cosa: ¡Ser!
Mi Vida Eres Tu

         Antes que Hélio comece a contar a história seguinte surgem os acordes Em e B7/4  e todos percebem o que está por vir...
HF: Me lembro eu pelo meu quarto, bem pequeno, em Cuiabá. Só escrevia canções em inglês naquela época, ouvia muito Bob Dylan, e o Renato Russo era o cara que era tão gênio para mim que eu não conseguia nem tentar fazer algo parecido com o que ele fazia. Eu olhava... Aí um dia eu falei vou tentar escrever em português e eu fiz essa música: Semáforo
No meio da canção ele continua
HF: Essa canção virou uma crônica daqueles dias naquela cidade quente e pequena, onde a gente não tinha muito o que fazer. Mas a gente se amava tanto! E a gente amava tanto o que a gente estava fazendo: as canções, as bandas, os sonhos. Numa época em que a gente não ouvia um ao outro ainda. A gente ficava muito tempo em silêncio pois sempre tinha alguém mais velho, alguém mais "vivido". Que sempre tinha algo a contar.
         A jam no meio da canção é exemplo de como músicas podem mudar para melhor ao vivo com mudanças na instrumentação, é como o clarinete e o violino tivessem estado ali desde que a música nasceu.
HF:E tinha um amigo nosso, ele dizia que nas horas vagas ele tinha o hábito de voar. Ele dizia e ninguém acreditava. Até que um dia à beira do rio Cuiabá, a uns duzentos metros de casa. Depois de uma sessão ma-ra-vi-lho-sa. Duas infusões, duas horas, duas vezes ao dia ele abriu os braços, saiu correndo em direção à água e começou a voar! E a gente gritava VOA, VOA! JORGE, VOA! Traz uma estrela pra mim!!!
Antes do fim da canção surgem os versos:

"Minha alma se expande
Ao ver-te fremir...
Mas se um dia você precisar de mim
Me procura debaixo da sombra
Do seu sapato
Em algum lugar então
Eu te espero
Quando eu conheci a mim
Nunca mais me senti só"

HF: Boa noite! Obrigado. Que vocês voltem para casa se sentindo mais próximos. Não da gente, mas de vocês. Obrigado!
         David entrega as folhas com o repertório que eu pedira gesticulando antes do início de Semáforo e então a banda se retira do palco. Mais uma vez todos os presentes se unem em uma só voz pedindo "mais um":RL: Curtindo essa noite? chiquérrimos estes garotos de Cuiabá. "An acoustic night". Temos que ser nós mesmos.
HF: Agora essa, a gente tocava no início de carreira é em inglês, não é nossa mas fala sobre a gente, se alguém fez mal a gente só tem uma coisa a dizer: Foda-se!
Tinha que dizer, enfim, eu estava muito no discurso do bem-estar.

         A banda se rende a uma versão do hino que se tornou sucesso na voz de Gloria Gaynor
I Will Survive

Repertório gentilmente cedido por David Dafré
      Para muitos, a noite acabara ali. O prazer da música, tão somente, saciara a permanente busca. Para outros, no entanto, havia ainda o vislumbre de uma possibilidade: encontrar a banda pessoalmente por instantes. Há quem seja contrário à prática, lembro de um texto de Mara Menachem descrevendo suas desventuras ao conhecer o poeta Allen Ginsberg. Sua conclusão era de que saber de mais pode transparecer as imperfeições, revelando a humanidade do artista. E se o caso fosse justamente travar esse contato com o humano?
"Todos possuímos mundos interiores que estão, em graus variados, em conflito com o mundo exterior, e o conteúdo desses mundos interiores e das tensões geradas por eles tem muito em comum. Por suas tensões serem importações universais e não pessoais, os grandes criadores conseguem nos atrair quando encontram em sua obra um novo caminho de reconciliação" p.412, A Dinâmica da Criação - Anthony Storr
         Por instantes conseguimos falar com Reginaldo que explicou eles a banda abriria o camarim em algum tempo e seria uma oportunidade legal. A informação se espalha por outros fãs e começa a espera, embalada pela discotecagem que começou em Cara Estranho do Los Hermanos, Somebody Told Me do Killers, Lua Vai do Katinguelê, Camarote do Wesley Safadão, Cinquenta Reais da Naiara Azevedo, 10 % de Maiara e Maraísa, Pimpolho do Art Popular, A Dança da Vassoura... Quando passou por outra do Molejão, Cilada, me fez pensar que as canções eram escolhas da própria banda dado seu histórico de covers. Qual teria sido a trilha a guiar cada um dos fãs ao camarim naquela noite fatídica em que Fabiana pode confessar para Hélio quão apaixonante é sua voz, declaração recebida por ele com gratidão? Contamos nossa história a ele que se disse surpreso com os títulos escolhidos por Cláudia e Reginaldo na promoção: Pelos Olhos do Tempo e Mar de Mim e confidenciou que já teve uma música chamada "Trem do Tempo" mas ela não vingou e se perdeu. Há um apreço pelo futuro e por conta disso não se encontra tantas canções avulsas fora do cancioneiro oficial. Ele explica que no terceiro disco entrou uma faixa que fora composta para o segundo mas essa é uma ação rara na carreira da banda.
         Fernanda Kostchak contou que na próxima turnê não poderá usar seus estilosos saltos pois as canções estão intensas. Estar com os integrantes pessoalmente é mágico e a simplicidade e alegria com que recebem o público mexe de uma forma capaz de ligar ainda mais os fãs ao trabalho da banda. Algo assim não acontece todos os dias. Depois de fotos com a banda Reginaldo pergunta: Vocês estarão no próximo show, no CCSP, em março?
        Não era preciso prever o futuro para saber que a resposta era positiva!

2 comentários:

  1. Fantástica descrição amigo! Eu vou responder um questionamento citado: "...declaração recebida por ele com gratidão?". Se eu for lembrar do olhar e do abraço recebido logo após essa declaração, eu acredito que sim!
    Belo texto! Parabéns meu novo amigo! Vc tem um dom lindo, saber colocar em palavras acontecimentos que achei que não tivessem descrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Srta Nascimento! Você por aqui? Vou revisar o texto rs o que eu queria dizer era "Qual teria sido a trilha a guiar cada um dos fãs ao camarim naquela noite?" no sentido de que sei da nossa história, mas haviam centenas de pessoas no show, quão interessante seria saber a história de cada uma delas? e então complementei mencionando a gratidão de Hélio como um dos melhores momentos da noite, um fato, não era intenção soar como dúvida.
      Usei algumas coisas que você me disse no texto como: Estar com os integrantes pessoalmente é mágico e a simplicidade e alegria com que recebem o público mexe de uma forma capaz de ligar ainda mais os fãs ao trabalho da banda. Há várias menções à nossas conversas espalhadas.

      Excluir