"Pois o fato imediato é simultaneamente ordinário e duvidoso - um poste de luz é apenas um poste de luz, mas também pode ser diversas coisas. Sempre falta alguma coisa no aqui e no agora, de tal modo que a compreensão de algo reside paradoxalmente em certa renúncia a compreender este algo. Não posso compreender o fato que existo, mas posso escolher qual finalidade minha existência possui neste mundo em que me é dado a existir. Não posso decidir como o mundo deveria ser, mas posso decidir como sou neste mundo." Excerto de Cinismo como Potência, de Marcos Beccari no livro Existe Design? Indagações Filosóficas em Três Vozes
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Cena do vídeo da canção Can't Stop com, à época, com o guitarrista John Frusciante |
Em 24/01/2003 o clipe de Can't Stop era lançado. Mark Romanek dirigiu o Red Hot Chili Peppers em uma série de ações inspiradas nas esculturas do artista austríaco Erwin Wurm, entre os movimentos criados está a foto que ilustra esse post. Freei o ímpeto de fazer um gif. Muito provavelmente, não resistirei à intenção de colocar o vídeo. Quantas oportunidades uma pessoa pode ter de ver uma ala dedicada à reprise ininterrupta do vídeo de uma de suas bandas favoritas? Mais: me pergunto quantos jovens podem ter passado pela exposição e conhecido a banda, acessado o YouTube em seus smartphones e marcado o clipe para assistir mais tarde? Como sempre, divago... melhor agir ao perceber com a lembrança do link:
Levei quase quinze anos para estar em meio a tais obras, poder ver os visitantes a se tornar 'one-minute sculptures' criou uma nova dimensão para a apreciação da arte, afinal, ainda que as instruções fossem as mesmas a ação de cada indivíduo tornaria a obra distinta. Dentro disso, aqueles que se dirigiram ao Centro Cultural Banco do Brasil acompanhados se deram bem no quesito "criações-de-obras-coletivas-por-minuto", já outros dados a - solipsismos? - caminharem calados e metidos consigo mesmos parecia mais prático se deter por instantes contemplando a diversão coletiva, esperando a tão sonhada brecha para vencer a si mesmo e pedir a alguém que tire uma foto para posteridade, até que a batalha é perdida e é momento para mudar de ala.
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A tentativa de encontrar enquadramentos inusitados em meio às obras. |
"Metaforicamente, pode-se entender que a mesma energia que esculpe um bronze ou um ferro é a energia que esculpe nossos corpos. A caloria que nos faz ganhar ou perder peso é a mesma força que briga com as formas da escultura. Você é o escultor do seu corpo; corpo é obra, obra é corpo." Creio tenha sido o primeiro conceito artístico inquietante a que me deparei nesse ano de 2017. Por carregar uma verdade inconveniente e me fazer sentir um escultor de insucessos, carregando em si o cemitério das vontades. Quem sabe se a divisão entre a escrita, a composição, os desenhos fosse feita de maneira igualitária com as pedaladas, os abdominais e os alongamentos. Resta seguir o lema que o Dr. Gregory House retirou dos Stones: You Can't Always What You Want, não. Recorrer a uma frase como essa seria, provavelmente, apenas outra fuga e o tempo da fuga acabou. Pelo menos até que seja tempo outra vez.
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