domingo, 21 de janeiro de 2018

Cantillena Sant'Anna

“Não somos mais aquela força dos velhos tempos;quando movíamos céus e terras, hoje somos o que somos; corações heroicos e um único caráter; enfraquecidos pelo tempo e destino, mas fortes na vontade; para lutar, buscar, encontrar, e não se render”. Fragmento do poema Ulysses de Alfred Tennyson, como citado por M (Judi Dench) em Skyfall
Edmond Dandes enfrenta Fernand Mondego, uma batalha no cerne da canção.



Cantillena Sant’Anna (2007)

Muitas vezes, no confronto final
Há uma margem de erro que custa a sua vida
Outras vezes, a vida, não faz diferença nenhuma sem você
Minha vida é calculada desta forma
Nela o infinito é a margem de erro
Nenhum dia é igual, nada de rotina
Partir para o inconsciente no mesmo lugar

Implore por sua vida flertando com a morte
Meu florete não serve pra ferir
Só pode ameaçar teu coração
Quando os cálculos de sua vida
São exercidos pelo vento batendo nas folhas
Não há porque contar

Úmidos olhos de vexações passadas
Apenas penso no gosto da eternidade
E só o seu nome importa
Quando se fala em eterno amor
E foi assim que a morte encurralada
Se joga do penhasco
Acabando com a melancolia
Daquele que é escravo da vida
Mesmo vencendo a morte



UMA DAS TRÊS

        Das primeiras demos da Falsa Modéstia apenas três composições levaram mais tempo a serem contempladas. Resolva com os Profetas, Memórias Distantes e a que dá nome a este post: Cantillena Sant'Anna. Considerando o nascimento do Blog em 2016 é até estranho que sejam faixas da primeira leva de composições, em 2007. Delas, apenas Memórias Distantes foi executada em apresentações, por sua natureza pop. O ponto forte das outras duas é, justamente, sair do que seria óbvio.

DO TÍTULO

          O nome “Ana” vem do hebraico “Hanna” e significa “graça”. Santa Ana era de família descendente do sacerdote Aarão. Quando Bruno escreveu a letra, teria isso em mente? A relação que tive com o nome sempre partiu de Santana. Composição de Junio Barreto que foi gravada por nomes como Gal Costa, Lenine e Maria Rita. Que eu, anos depois, tenha obtido a licenciatura no Centro Universitário Sant'Anna é apenas uma coincidência. Mesmo o termo Cantillena não se encontra aqui com o mesmo significado dos dicionários, no sentido de 'melodia suave, lírica e repetitiva', tampouco como 'engodo'. Usei a palavra mais no sentido de criar um ar solene, por essa mesma razão o "ll" à exemplo do yeísmo presente em várias variantes do idioma espanhol, principalmente na América hispânica.

DA LETRA
"Voilà! À sua vista, um humilde veterano do vaudeville, trajado com veste de vítima e vilão pelas vicissitudes do destino. Este semblante, não mero verniz de vaidade, é um vestígio de Vox Populi, agora vazia e esvaecida. Porém, esta valorosa visitação de uma vexação passada se encontra vivificada, e fez um voto de vencer os vermes, venais e virulentos, que se valem do vício, e valorizam a violação violenta, depravada e voraz da vontade. O único veredito é a vingança, a vendeta, tida como votiva, não por vaidade, pois, o valor e veracidade de tal devem um dia vindicar o vigilante e o virtuoso. Verdade, como esta vívida verborragia já se torna assaz verboso permita-me que eu acrescente que é uma grande honra conhecê-la e a senhorita pode me chamar de V." Apresentação da personagem V (Hugo Weaving) no filme V de Vingança com roteiro das irmãs Wachowski e dirigido por James McTeigue

         Dentre as intertextualidades possíveis é essa com a personagem V a mais evidente, no verso úmidos olhos de vexações passadas. Um filme de filmografia compartilhada. A proximidade entre quem escreveu a letra e aquele a compor a melodia permite essas espécies de intercâmbios culturais. Lembro quando alugamos o filme em casa, a primeira coisa a me chamar atenção foi esse discurso. Literalmente um daqueles momentos em que você aumenta o volume e rebobina para prestar atenção. No mesmo ano em que compus Notas Fora do Lugar li ao livro de José Saramago, As Intermitências da Morte e me lembrei dessa composição ao vislumbrar uma morte personificada. A narrativa termina com uma vitória inesperada. Amor Vincit Omnia.

P.S. Por mais curioso que seja, uma das influências para esta melodia é a obra de Kojiro Mikusa, a trilha sonora do jogo Sonic Chaos. Principalmente a faixa da Electric Egg Zone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário