quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Enquanto Fizer Sentido

"Sabemos todos, por experiência, quão fácil é nos apaixonar e quão difícil e belo é amarmos realmente. Como todos os valores reais. não se pode vender o amor. Há prazeres que se vendem; o amor não." Hermann Hesse, Para Ler e Guardar.






Enquanto Fizer Sentido (2018)
Letra: Barbara Barduchi e Thales Salgado

Gostaria que pudesse ver
Através de meus olhos
A extensão desse amor
Que os anos passassem me fez ver
Ainda sinto um arrepio
Banhado de ardor

Sei minhas palavras
Foram setas a te lacerar
Mesmo em fúria, "eu fiquei"
Apesar das dores que passei
Não me arrependi
Do que fiz pra estar aqui

Te quero comigo
Enquanto fizer sentido
Enquanto você inteiro
Nomear meu riso
Te amo por hoje
Se fossem pedaços
Menos da metade
Te deixava ir

Foi Deus
Quem te trouxe
Pra mim

"Gostaria que pudesse ver através dos meus olhos o tamanho do meu amor por você. Posso dizer que não sabia o que era este sentimento até te conhecer. Quis você a partir do primeiro beijo. Acredito eu, que foi pela sensações que me causou: como coração acelerado toda vez que pensava em você. Depois de quase dois anos juntos e um ano casados ainda me causa frio na barriga quando me beija com paixão.
Sei que o casamento nos fez amadurecer muito e ainda fará muitas mudanças na gente. Sei que já o feri com palavras pela dor que sentia no momento. Sei que você e eu ainda vamos errar muito durante toda nossa vida. Mas posso garantir que, da minha parte, sempre terá toda minha sinceridade e meu respeito, mesmo em meus dias de fúria.
Apesar das dores que meu coração já passou, eu não me arrependo de nada que fiz pra estar com você. Viver este sentimento me fez viva até aqui. Agradeço a Deus por ter te colocado no meu caminho, assim como pedi a ele inúmeras vezes. Antes de você chegar eu era muito menos.
Acredito que haverá um tempo que seremos tão um do outro que nada nos separará e tudo será tão mais fácil. Mas também te amo o suficiente para te deixar partir se um dia não for o motivo do seu sorriso e tua vida não fazer mais sentido ao meu lado. Te quero comigo, mas mereço você por inteiro, assim como me dou por inteira para você. Quando tiver metade e pedaços será a hora de deixar você partir. Por hoje, eu amo você." - Barbara Barduchi
         
         Seria um clichê dizer "eu nem sei bem o que é o amor". Praticamente qualquer frase tirada das gravações ao vivo da Legião Urbana se torna um clichê pela repetição. Comentei em 2016 acerca de um álbum de Moska e, nele, a última faixa transborda numa poesia falando do amor. Dentre os versos, ele diz que a morte do amor é quando, diante do seu labirinto, decidimos caminhar pela estrada reta. Cronista da ternura, Fabrício Carpinejar diz que uma linha de costura prende mais o casal do que uma corrente ou uma corda. A possibilidade de romper o nó sensível permite que os dois se olhem a todo momento para verificar se permanecem juntos. Onde quero chegar com isso?
         Há formas de amor pouco expressadas culturalmente. Um amor maduro o suficiente para considerar o próprio fim, não se enxerga todos os dias. Há uma honestidade bruta. Eis um sentimento como costuma ser renegado no cotidiano. Queremos viver as grandes histórias de amor, sentimentos que nos ponham num êxtase infindo. Quando é que nos esquecemos do famoso ditado sobre o excesso? Shakespeare que me perdoe, mas Romeu & Julieta, como diria o menestrel, perderam a noção do juízo e isso os impediu de encapsular a paixão em pílulas cotidianas. Essas sim, eternas.
         Já não me lembro quanto tempo passei ruminando as palavras de Barbara. Ela me mostrara na intenção que me inspirasse. Engraçado como as coisas são, não? Se ao falar de seu casamento inseri uma composição de seu esposo, e ela foi a pedra sob a qual erigi Nada Há de Novo sob o Sol. Certamente suas palavras me trouxeram mais próximo do que busco em Hermético como Memória. Sim, pois, ainda que a desconhecer os pormenores que a levaram a escrever, no momento em que peguei o violão tentei respeitar as palavras. Uma madrugada insone e me apropriei daquelas palavras. Se um de meus receios recorrentes é saber onde termina o sentimento e começa a ourivesaria. Nesse caso eu sabia residiam cálidos sentidos nas sentenças. 

      Qual a influência de São Valentim para nós, na América do Sul? Mesmo para historiadores sua origem é controversa. Há vários homônimos, para uns ele foi santo pois soube amar, para outros ele abençoava uniões contrariando um imperador. Mesmo a igreja católica retirou Valentim do calendário dos santos em 1969. A tradição de trocar cartões, e votos, no entanto, perdura até hoje em grande parte do mundo. Faz sentido que as palavras da esposa para o esposo venham à tona nesta data. Mais do que faria num mês de junho.
        "Enquanto Fizer Sentido", musicalmente, vem de fontes diversas. Enquanto compunha pensei em Fran Healy, Viva por Mim (de Leo Chaves). A repetição de "eu fiquei", é um eco do "quero sim" em Uma Noite e Meia, de Marina Lima. O que mais? Há sempre um mistério que me escapa. Um poeta que morreu jovem de amor e fumaça dizia que n
ão existem amores perfeitos, existem amantes acomodados. E, de acomodados, este casal de músicos não tem nada. Que cada dia contenha um brinde à eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário