domingo, 29 de julho de 2018

Canções-minuto

"Robert Walser sabia: escrever que não se pode escrever também é escrever." Enrique Vila Matas, Bartleby e companhia.
         Entre as ideias reincidentes nos textos que você pode encontrar nesta página, está o fato de que passei alguns anos - entre dezembro de 2013 e dezembro de 2016 - sem compor música alguma. Ainda esta afirmação seja verdadeira, há algumas histórias perdidas nesse ínterim. Houve pequenas canções destinadas a transmitir alguma mensagem para pessoas próximas. Suas letras variavam de acordo com o destinatário, poderia ser mais voltada ao dia a dia: boa noite meu amigo, como vão seus sonhos? Ou então imaginando parcerias que nunca ocorreriam: Oh Jess, won't you show me your songs? também houve, pasmem, canções de ninar para jovens adultas: Espero que você durma bem, pressinto mais baratas não há, já não precisa se preocupar... A questão é, nenhuma delas adentrou o que chamo de meu cancioneiro.
        Desde que comecei a compor houveram composições assim. "Esta não está a altura" ou então "ainda não sei o que vou fazer com a letra daquela". Entre elas e as que ilustram este post só há algo em comum: a duração. Eram canções curtas, "canções-minuto", para me apropriar do título da série de esculturas de Erwin Wurm. Nesse 2018, acabei por utilizar deste conceito por duas vezes. Partindo da duração dos vídeos no Instagram, pensei fazer composições musicais que utilizassem esse minuto para transmitir uma mensagem. Qual seria ela? Talvez elas não pudessem partir de mim.
       Passeando entre as indicações poéticas da rede social, me deparei com as palavras de Véronica (@poetry_131) e, posteriormente, de Joana Ferraz (@trazumverso). Cada uma delas tece e destila poesia de uma maneira distinta. Tomei a liberdade de escolher versos de posts distintos que, a meu ver, fizessem sentido reunidos e tratei de compor dentro do referido minuto. O resultado você pode conferir abaixo:

Comeback anytime 
You said 
When I was leaving 

Now, I am here; 
Knocking at your door 
And no one seems home

I have to let you go
To find myself again





29/03/2018 
Escuta essa carta que fala
Com o corpo todo do amor

11/01/2018 
Quero cantar teu nome
Como quando cantam
Vento e água doce 
O som na areia

24/12/2017
Renda de nuvens no mar aberto 
Céu

Nenhum comentário:

Postar um comentário