sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Segredos em sussurros

"A leitura é uma atividade estritamente vinculada à totalidade do indivíduo, aquilo que ele é e vive, ao seu projeto atual. Ler é ter escolhido buscar alguma coisa, privada desta interação, a leitura não existe. Ler é encontrar a informação que se escolheu procurar, e por isso a leitura é por natureza flexível, multiforme, sempre adaptada à busca." Jean Foucambert
         A garagem até o momento não se manifestara, o som se propagava e confluía. A natureza acústica em sintonia. Todos os presentes alheios aos acontecimentos que a garagem intuía. Ele assistia quieto. Sentado no amplificador olhava abismado para os amigos. Na praça, à frente da garagem até mesmo as folhas receavam pousar na grama desigual. No princípio não havia nada. FIAT SONITUS! "Estavam eles trabalhando a canção previamente? De quem fora a decisão?" Uma série de perguntas e talvez ele as fizesse a si mesmo para sempre. 
         Quem foi que disse que 'a beleza reside no mistério e não na elucidação'? Sei que Dave Matthews já dizia nos olhamos a imaginar o que o outro está pensando, mas nunca dizemos nada e esses crimes entre nós se aprofundam ...percebeu que divagava outra vez. Foco. Não era hora de devaneios! Não faziam muitos dias estavam tocando Fátima. Por conta disso, quando em 2010 tive a oportunidade de conhecer pessoalmente os integrantes do Capital Inicial quando lançavam Das Kapital agradeceu a influência. 


         A dinâmica estabelecida para uma canção específica cristalizou-se. A primeira composição autoral pode dizer muito, pode ditar os rumos do que ocorreria dali a diante. A mim surgiu como uma confirmação de que era possível, sim, criar. Em 2003 eu imaginava gravar uma carta em áudio, cantando uma série de letras poéticas. A porta dos meus quatorze continha segredos. Agora estava eu quatro anos depois enxergando como isso poderia se desenhar. A melodia de Fabio era bem resolvida, o refrão possuía vocalização que a distinguia. Além disso Bruno conseguiu traduzir, em letra, uma série de inquietações em que também me via. A criação deles seria, então, um norte pessoal.
         Há quem diga que existem idades em que não se tem consciência dos atos e feitos, nunca concordei e isso talvez tenha herdado a culpa católica por erros, menores que sejam. Queria a liberdade de que ele falava, estar para além dos arrependimentos. Época de nuvens negras a se desfazer. Ou não. Há mais felicidade em dar do que receber. Novamente a sensação... segredos de liquidificador... Cada variação de acordes, o deslizar dos dedos no braço do violão, tateando o esperado solo, erros e acertos numa construção que desafia a física. Sublimação.

Segredos em sussurros (2007)

Novamente a brisa em meu rosto
Novamente a sensação de prazer
Simplesmente a liberdade
Simplesmente minha vida

Posso agora até ouvir falar em Deus
Ainda poderia suportar
Ultimamente só penso nisso
Lado a lado com o perigo
Alma puramente imaginária

Só existem sussurros
Gestos mínimos fazem diferença
A diferença é oposta ao medo
Meu medo fala de você

Posso agora até ouvir falar em Deus
Ainda poderia suportar
Ultimamente só penso nisso
Lado a lado com o perigo
Alma puramente imaginária

Prazer de segundos infinitos
Temporal, torna-se brisa
E o que seria para sempre
Acabou, faz dois segundos

Posso agora até ouvir falar em Deus
Ainda poderia suportar
Ultimamente só penso nisso
Lado a lado com o perigo
Alma puramente imaginária







P.S: Atendendo aos pedidos, o cantor original da música preparou um arranjo especial. Com o encerramento intuído pelo profº Renato Souza em um dos ensaios numa garagem distante... Diretamente da Ilha da Magia, Fábio Kulakauskas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário