domingo, 18 de julho de 2021

Letras acerca de quem ilustrou algumas das canções

"A imaginação é uma ferramenta pessoal. Digo assim: a experiência humana passa pelo saber, conhecer, acreditar, imaginar e sonhar. Você não sabe, não conhece tudo o que você vivencia. Você não está ali tomando fazendo, tomando atitudes, decisões e coisas práticas com a ciência total do que você está fazendo. Você está, em parte, acreditando, algumas coisas você sabe, conhece, estudou, entendeu. Algumas coisas você faz pois alguém falou que é a coisa certa. Você confia por hábito. E, as vezes, você imagina, você sonha. Acho que todas as pessoas passam por isso, algumas com maior intensidade em um dos aspectos que em outros. Imaginamos muito na vida." - Augusto Licks em entrevista com Luiz Felipe Carneiro para o canal Alta Fidelidade, 04/07/2021
Arte de @ellaproenca 16/07/2020

   Há um ano me deparei com uma obra em um grupo de arte no Face. Não lembro quanto tempo levei para comentá-la. Sei que quis saber os materiais (aquarela, guache, digital) e se a artista aceitava encomendas. Não que o "como" fosse o mais importante naquele instante: havia (e há, afinal, a ilustração existe) algo nos olhos da figura retratada, em como o cabelo e o fundo se misturam como um rio e raminhos brotavam aos poucos - como ela fosse a rainha de maio.
  Ruminei a ideia de ter uma perspectiva diferente sobre minhas criações desde 2018, quando o blog estava prestes a fazer dois anos. Cheguei a iniciar contato com alguns artistas mas a conversa não evoluiu. Os problemas podem ter variado, desde a falta de interesse, grande número de encomendas, suspeitas de pedidos para permuta, ou mesmo não ter identificação com o que eu conseguia entregar. Quem sabe? Com o passar do tempo, pareceu mais fácil seguir recorrendo à fotos do acervo dos integrantes da banda, cliques tirados durante trajetos, desenhos próprios ou mesmo o domínio público. Quando me deparei com este post, o blog havia completado quatro anos há pouco mais de um mês e havia algum tempo eu não pensava mais nisso. Algo na obra me chamou atenção mais que o normal - a título de ilustrar as estatísticas do grupo dizem que no último mês foram feitas 710(!) - e foi esse algo que me levou a, como relatado há pouco, comentar.
   Lembro como o receio das tentativas anteriores pairava em minha mente. No inbox tentei relatar para onde eu postava com uma verborragia assaz verbosa. Durante a tarde do dia seguinte começamos a trocar ideias sobre possíveis ilustrações. E em menos de seis dias, ela havia finalizado um trabalho ilustrando uma canção que eu havia sonhado naquela semana e que, neste mês de julho, também fez aniversário: Canto de duas cidades.
   No decorrer deste ano outras parcerias vieram: Concreto-confrontoOutra versão de nós,Basta Olhar Bem,Lhe Escreveria,A Equação do Hiato,ÁguiaTributo aos SentimentosP.C.L.R.Vacina... assim como, além da aquarela, a descobri no graffiti, violão, canto, ao piano, com crochê em fio de malha… uma multiartista!
     Assim que percebi a data se aproximando, pensei em como pontuar esta troca artística. E a forma como achei foi esta:


   Meus desenhos não seguem diretriz nenhuma, quando começo, nunca sei como serão: Posso mirar o ultrarrealismo e acertar o nikayou ou falhar miseravelmente em retratar seja o que for, mesmo assim, tentei desenhar a ilustre ilustradora @ellaproenca afinal, quem desenha os desenhistas?

*Texto expandido de uma publicação feita para Instagram em 16/07/2021
**Para a publicação original, tirei uma foto, para este post, digitalizei a ilustração. Variações de um mesmo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário